11 de Maio de 2010
200 CORISTAS ENSAIARAM RECEPÇÃO AO PAPA EM LISBOA
À medida que os ponteiros se aproximavam das 21.15 horas de terça-feira, os coristas chegavam cada vez em maior número. O primeiro ensaio do coro que iria receber Bento XVI em Lisboa, em Maio, estava prestes a começar. E ninguém faltou à chamada.
Por muito que tentassem, os cerca de 200 coristas seleccionados - e que nessa terça-feira à noite marcariam presença na Sé Patriarcal de Lisboa – não conseguiam esconder por completo o nervoso miudinho. “A visita do Papa a Portugal iria ser um acontecimento único. "Sinto bastante responsabilidade, mas também um orgulho muito grande por poder participar nas cerimónias”, referia Cláudia Bandeira, 28 anos, contralto no Coro Mater Dei.
A hora marcada para o início do ensaio acabou por chegar. A primeira missão do padre Pedro Lourenço foi a de organizar e coordenar os diversos tipos de vozes: contraltos e tenores de um lado; sopranos e baixos do outro. Seguiu-se uma fase não menos importante: o aquecimento das vozes. No casos das mulheres, a cargo da professora Teresa Cordeiro. Os homens ficaram sob a responsabilidade daquele sacerdote. Só depois começou verdadeiramente o ensaio dos cânticos com que iriam receber o papa Bento XVI a quando da sua passagem por Lisboa, a 11 de Maio. Este foi o primeiro de quatro, que iriam realizar-se sempre às terças-feiras à noite.
Segundo o padre Pedro Lourenço, o guião dos cânticos “está praticamente decidido”, dividindo-se em três grandes momentos: o da chegada do Santo Padre ao Terreiro do Paço (cânticos de acolhimento), o da celebração da missa campal (cânticos da eucaristia) e o da despedida. Haveria apenas um único solo, no período da aclamação. Apesar de já estar escolhido o salmista, o sacerdote preferiu ainda não divulgar o seu nome.
Entretanto, os homens já se organizaram na sacristia. Foi ali que ensairam durante cerca de uma hora, separados das mulheres, “não porque sejamos sexista”, esclarecia o padre Edgar Claro, mas para que as vozes femininas e masculinas não se interfiram mutuamente. A meio do ensaio, os homens juntaram-se às mulheres no claustro e continuaram, entoando os primeiros versos de “Tu és Pedro e Deus fez de ti o seu pastor”.
Publicado em 2010-04-14 FÁTIMA MARIANO
"Esplendor da Música"
Música Palaciana
Museu Arqueologia
"Esplendor da Música"
Giuseppe Verdi
Museu Arqueologia